- Daniela David
A Prova de que Marketing Digital Atrai Mais Clientes para Bares e Restaurantes
Atualizado: 8 de Nov de 2019

Dizem que a propaganda é a alma do negócio. De fato, o sucesso de qualquer empresa está diretamente vinculado à opinião do público em relação ao seu serviço, assim como, a quantidade de pessoas que está utilizando. Em outras palavras, quanto mais pessoas, maior o lucro.
Esse conceito também se aplica, claro, ao ramo alimentício. Para expandir seus horizontes e atrair uma leva totalmente nova de clientes, restaurantes do mundo inteiro estão deixando de utilizar os velhos panfletos e cartazes para interagir no universo do marketing digital.
Sem dúvida, os restaurantes de maior sucesso e mesmo os que ainda estão em ascensão, tem utilizado bem esse sistema.
Em contrapartida, os que ainda não adentraram nesse universo e não estão utilizando essa ferramenta, vão ficando para trás na concorrência.
Portanto, você se quer expandir seu restaurante com a ajuda do Marketing Digital, você está no Blog certo. Leia nosso artigo para entender o Marketing Digital para restaurantes.
Para começar você quer divulgar seu restaurante nas mídias sociais para que mais pessoas conheçam seu estabelecimento, correto? A melhor forma de fazer isso é com os próprios clientes que estão no seu estabelecimento e nas redes sociais. Dar um motivo para as pessoas irem no seu restaurante é de grande importância para atrair mais clientes e, para isso, você pode utilizar algumas dicas para fazer com que as pessoas queiram ir até o local.
WiFi com check in no Facebook
Como funciona?
Para o cliente usar o wifi no estabelecimento é necessário que ele faça o check in no Facebook. Isso significa avisar aos amigos pelo Facebook/Instagram que está no seu estabelecimento naquele momento, aumentando o alcance da página, além de servir de segmentação para anúncios no Facebook/Instagram posteriores ou até mesmo no momento em que o cliente está no restaurante.
Campanha contínua para aniversariantes
Como funciona?
Criar um anúncio no Facebook e Instagram para atingir pessoas que fazem aniversário nos próximos 15 dias, oferecendo um brinde (ex: bebida ou sobremesa grátis) condicionado à reserva para o mínimo de pessoas que você estipular. O ideal é a campanha rodar diariamente durante todo o mês, atingindo novas pessoas a cada dia.
ANÚNCIOS EM HORÁRIOS DE MENOR MOVIMENTO
Como funciona?
Utilizar em momentos do dia que não há tanto movimento e fazer promoções em horários específicos por tempo limitado. Aproveite o tempo que não há tantos clientes e dê descontos, por exemplo, para quem visitar o local naquele horário.
PROMOÇÕES RELÂMPAGO
Como funciona?
Em dias de menor movimento (ex: segunda- feira) faça anúncio de promoções (ex: 50% de desconto no combo X), também por tempo limitado.
EVENTOS
Como funciona?
Tendo em vista que quanto maior o tráfego de pessoas no seu estabelecimento maiores são as vendas, é importante investir em eventos. Fazendo isso você cria um motivo para a pessoa ir até o local naquele determinado dia.
AVALIE E GANHE
Como funciona?
Peça para os funcionários que lidam com o público (garçons, caixas, etc.) que indiquem aos clientes a realização da avaliação do restaurante no Facebook e/ou Google. Com o print da avaliação realizada, o cliente ganha um brinde (ex: bebida ou sobremesa grátis) ou desconto (ex: 10% no total da conta) na próxima visita. Você ganha uma nova avaliação e também estimula o cliente que avaliou a retornar.
RESTAURANTE HUMANIZADO
Como funciona?
Seus clientes têm contato direto com os colaboradores e, por isso, é importante humanizar sua marca publicando fotos dos funcionários de cada setor do seu restaurante e também, se possível, publique imagens dos clientes no estabelecimento ou peça para que eles publiquem.
LIVES E BASTIDORES
Como funciona?
Para mostrar a realidade dos processos feitos no restaurante e para “matar” a curiosidade das pessoas, é uma boa opção fazer lives nas redes sociais. Pode-se também utilizar este método para divulgar eventos e promoções relâmpago no momento em que estão acontecendo. A cozinha é um ótimo lugar para criar histórias de bastidores. Explore isso em posts, stories do Instagram e status do Whatsapp.
Quer colocar em prática todas essas dicas no seu restaurante? Baixe nosso E-book e saiba tudo sobre Marketing Digital para restaurantes.